Geografia

 

A China localiza-se no leste da Ásia. Suas  terras estendem-se por 5,2 mil km de leste a oeste e por 5,5 mil km de norte a sul: o quarto maior país em área do mundo, depois da Rússia, Canadá e EUA (Brasil é o quinto).

Beijing (Pequim), a capital da república, é também o centro cultural e econômico do país. Shanghai é o principal centro industrial e Hong Kong, uma região administrativa especial, é o principal porto e centro comercial.

O relevo é bastante irregular. Alto a oeste e baixo a leste, em geral. Áreas montanhosos ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos, representam 26%. Bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 7 mil metros, incluindo o Everest, na fronteira com o Nepal.

Mais: cultura, história e economia.

 

 

 

China

 

 

 

Paisagem do Deserto de Gobi. Um grande deserto com parte na China e Mongólia. O Deserto de Gobi envolve uma área de cerca de 1,3 milhões de km² de areia e solo rochoso. O termo gobi vem do mongol e que dizer "lugar sem água". A temperatura na região varia, em média, de mínimas de -40°C (janeiro) a máximas de 45°C (julho). Variações diárias de temperatura também podem ser grandes.

 

Principais Rios e Lagos da China

A China possui mais de 1.500 rios. A maioria dos grandes rios nascem no planalto do Tibet. Um país rico em hidrografia e elevado potencial hidroelétrico.

O Yang Tsé é o 3º maior rio do mundo, com 6.300 km de comprimento, atrás do Amazonas e Nilo. Nasce no planalto do Tibet e deságua no Mar da China Oriental, junto a Shanghai, após passar por três barragens. Destaca-se sua importância como meio de transporte e irrigação.

O rio Amarelo (Huang He), com 5.464 km é o segundo maior da China, milênios atrás a civilização chinesa emergiu de suas margens. O rio Heilongjiang é o maior do norte do país, com 4.350 km (3,101 km na China).

O rio Brahmaputra, com 2.900 km, nasce no planalto do Tibet (como rio Yarlung). Atravessa parte do Himalaia, dando origem a um dos maiores canyons do mundo com 504,6 km de comprimento e profundidade média de 2.268 m. Nasce nas geleiras de Chemayungdung e deságua na Baía de Bengala, após passar pela Índia e Bangladesh.

O Grande Canal, com 1.794 km de comprimento e iniciado há cerca de 2.500 anos, é o mais longo e mais antigo canal do mundo feito pelo homem. Liga Beijing a Hangzhou, interligando cinco rios e serve como importante meio de transporte norte-sul.

Existem mais de 2.800 lagos naturais na China. O Poyang, na bacia do Yang Tsé, é o maior lago de água doce da China (3.583km²). O lago Qinghai, no planalto do Tibet, é o maior lago de água salgada do China (4.583 km²).

Mais: Mapa dos rios da China

 

Dados Geográficos Principais

Nome oficial

República Popular da China (Zhonghua Renmin Gongheguo).

Unidades administrativas:

A China possui 33 unidades administrativas diretamente subordinadas ao governo central. São elas:

Províncias (22): Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong, Guizhou, Hainan, Hebei, Heilongjiang, Henan, Hubei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Jilin, Liaoning, Qinghai, Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan, Yunnan, Zhejiang. Nota: oficialmente a China considera Taiwan uma província rebelde.

Regiões autônomas (5): Guangxi, Nei Mongol, Ningxia, Xinjiang Uygur, Xizang (Tibet).

Municipalidades (4): (Chongqing, a capital Beijing (Pequim), Shanghai e Tianjin).

Regiões administrativas especiais: Hong Kong e Macau.

Área total

9,6 milhões km². O litoral é bastante entrecortado e existem cerca de 5.400 ilhas.

Clima

É extremamente diverso, com quatro estações bem definidas. Varia do tropical, no sul, ao sub-ártico, no norte.

Ponto mais alto

Monte Everest (Qomolangma), 8.850 m, na fronteira com Nepal.

Portos

Dalian, Guangzhou, Ningbo, Qingdao, Qinhuangdao, Shanghai, Shenzhen, Tianjin.

 

Impressionantes montanhas de calcário no vale do rio Li, Guilin, na região de Ghangxi. Guilin

 

China

 

Fotos Monte Everest

 

Vista do Himalaia do espaço (NASA). Observa-se claramente a transição das planícies da Índia para o planalto do Tibet. Mais: Imagens da China do espaço

 

Cachoeira de Huangguoshu, uma das mais belas da China.

 

Economia China

 

 

 

Grand Canal, ligando Beijing a Hangzhou, ao sul (foto chinaculture.org).

 

 

Imagens China

 

Paisagens da China

 

Mapa Muralhas China

 

População

Habitantes: 1,4 bilhões (2016), cerca de 20% da população mundial. População superior à de toda a Europa. São 333 milhões de famílias. Em média, 3,2 pessoas por domicílio urbano e 4,3 pessoas por domicílio rural.

Em 1949, eram 542 milhões de habitantes. O crescimento acelerado da população levou o governo a adotar a política oficial de apenas um filho por casal e a legalização do aborto. Entre outros fatores, isso resultou em uma população masculina, abaixo de 15 anos, ser atualmente 13% maior que a feminina.

Taxa de crescimento pop.: 0,43 % (2016 est.).

Expectativa de vida ao nascer: 75,5 anos.

Alfabetizados: 96% da população acima de 15 anos.

Etnia: A China possui 56 grupos étnicos. O grupo han chinês, que habita principalmente o leste do país, representa 92% do total da população. Os demais grupos, zhuang, manchu, hui, miao, uyghur, tujia, yi, mongol, tibetano, buyi, dong, yao, coreano, e outras nacionalidades, representam cerca de 8% (2000). A província de Yunnan abriga mais de 20 grupos étnicos, sendo a região com a maior diversidade étnica. Mais informações (em inglês)

Mais: Cultura e Religião

 

 

Mapa politico China

 

Copyright © Guia Geográfico China informações e dados geográficos.

 

Guiling

 

Bandeira China

 

Grand Canal

 

Guilin China

 

Geografia

 

Montanah do Himalaia

 

Deserto de Gobi

 

Rios China

 

Fotos Rio Li

 

Mapa Asia