Economia da China

 

Desde 1978, a economia chinesa vem se transformando de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado em acelerado crescimento. A mão de obra barata atraiu muitas indústrias estrangeiras.

Em 2010, a China tornou-se o maior exportador mundial. Em 2014, o PIB chinês ultrapassou o PIB dos Estados Unidos, com base na paridade do poder de compra do yuan. O PIB per capita, entretanto, ainda esta abaixo da média mundial e é inferior ao do Brasil.

Hoje, a China é um importante parceiro comercial para muitas nações, incluindo o Brasil. Tornou-se membro da OMC (Organização Mundial do Comércio) em 2001.

 

Porto de Hong Kong, um dos mais importantes da Ásia. Desde 1997, Hong Kong é uma região administrativa especial da China, anteriormente administrada pelo Reino Unido. Possui uma economia de livre mercado. Também, um dos principais mercados financeiros do mundo, com um PIB estimado em mais de 300 bilhões de dólares. Hong Kong

 

 

 

 

Com 1,4 bilhões de habitantes e elevado crescimento urbano, a China ainda sofre constantes desafios com relação a aspectos básicos, como alimentação, habitação e emprego. Bicicletas ainda é o principal meio de transporte. População da China

 

Dados Econômicos

(2014, CIA - The World Factbook)

Moeda: Renminbi yuan (RMB).

PIB (estimado): 17,6 trilhões de dólares (pela paridade do poder de compra do yuan) ou 10,4 trilhões de dólares pela taxa de câmbio oficial.

PIB per capita (paridade pelo poder de compra): US$ 12,900.

Taxa de desemprego: 4,1% oficialmente em áreas urbanas. Existe substancial desemprego e subemprego em áreas rurais.

Taxa de inflação: 2%.

 

Shopping center nas instalações do antigo templo taoísta de Cheng Huang Miao, em Shanghai.

 

O rápido crescimento da China traz muitos desafios para o governo chinês e um novo estilo de vida para os chineses. Existe, por exemplo, uma elevada migração de jovens camponeses para os grandes centros urbanos como Shanghai, Hong Kong e Beijing, que incham rapidamente.

Mais: cultura, geografia e história.

 

 

Comercio China

 

Shanghai

 

 

Porto de Hong Kong

 

 

◄ China

 

 

Negocios

 

China

 

 

Beijing

 

Economia da China

 

Mapas China

 

Shanghai, um exemplo da exuberante economia chinesa.

 

Historia China

 

População China

 

 

Copyright © Guia Geográfico China informações e dados econômicos.

 

 

 

 

 

 

 

Freeimages