Cultura Chinesa

 

A presença do governo é forte, com muita censura aos meios de comunicação. A polícia não usa armas e os índices de criminalidade são baixos. Contudo, muitos delitos são punidos com pena de morte em público.

A gastronomia chinesa é uma arte exótica para os padrões ocidentais. Come-se praticamente de tudo, incluindo muitos insetos, cachorros, gatos e escorpiões. Felizmente, as carnes mais populares são de carneiro e pato assado, principalmente em Beijing. Usa-se uma infinidade de ingredientes naturais, muitos com fins medicinais, práticas que resultaram na milenar medicina tradicional chinesa.

Mais: história, religião e economia.

 

A China é uma nação multinacional com tradições milenares. Acredita-se que já na dinastia Shang, há mais de 3 mil anos, a China era a mais avançada em trabalhos com o bronze. No século 3 aC., o imperador Qin Shihuangdi consegui reunificar a China com a ajuda da tecnologia do ferro para a confecção de armas.

Na música, arqueologistas acharam, em 1987, uma flauta de sete orifícios feita de osso, em Wuyang, Província de Henan, datando de cerca de 8 a 9 mil anos atrás. Outros instrumentos datando do neolítico, como apitos de osso, sinos de cerâmica e tambores, também foram achados. A primeira coleção de poemas e canções chinesas conhecidas datam do século 6 aC.

Até o século 18, a China manteve uma grande influência cultural sobre o restante do mundo, principalmente nas artes e ciências. Nos séculos 19 e 20, o país sofreu com guerras civis, invasões estrangeiras e políticas sociais que fracassaram.

Oficialmente a nova China foi fundada em 1949. Novo impulso vem ocorrendo desde as reformas econômicas iniciadas em 1978.

 

Alguns Costumes Chineses Interessantes

Os chineses são, em geral, muito amáveis, humildes, calmos, supersticiosos e trabalhadores. Raramente dizem não. Ao cumprimentarem-se, não se beijam nem se abraçam, pois são muito discretos.

Quando visitar a China, não use boné ou chapéu verde. As garotas vão rir discretamente. Lá, chapéu verde é símbolo de marido traído (corno).

Branco na China é a cor da morte. Vermelho é a cor da sorte.

Os chineses não aceitam gorjetas.

O algarismo 4 é parecido com o ideograma da morte. Números terminados em quatro não são populares na China. O 8, entretanto, lembra a sorte.

Os pauzinhos, usados na china desde tempos imemoriais, não devem ser deixados espetados no arroz, pois isso é um símbolo de morte.

Influência ocidental

 

Caracter ChinesLínguas e Caracteres Chineses

A escrita com caracteres chineses é considerada uma arte. Dos 56 grupos étnicos da China, 53 possuem língua e escrita próprias, sendo que 23 usam seus próprios caracteres.

O mandarim é a língua que possui o maior número de usuários no mundo e sua escrita tem raízes muito antigas, faz parte da família sino-tibetana. Contudo, existem muitas diferenças regionais, diferentes pronúncias e dialetos, motivo porque o número total de falantes varia muito conforme a fonte. O mandarim é uma língua tonal, significando que diferentes entonações de uma mesma palavra têm diferentes significados.

O mandarim, com a pronúncia de Beijing, é a base do chinês padrão moderno ou da "língua nacional". Trata-se de um programa de unificação da língua chinesa, iniciado no início do século 20. É também falado em Taiwan.

Outras línguas faladas na China são o yue (cantonês), wu (Shanghai), minbei (fuzhou), minnan (hokkien-taiwanês), xiang, gan, dialetos hakka e outras línguas minoritárias.

 

Mapa China

 

Entrada principal do Monastério de Shaolin, nas montanhas de Songshan, província de Henan, fundado no ano 496. É o berço do zen budismo na China. Famoso pela habilidade de seus monges em kung fu. Acredita-se que a arte marcial não armada, utilizando-se pés e mãos, como o kung fu, surgiu na China e possuía uma dimensão espiritual (foto Yaoleilei, Wikipedia). Templos da China

 

A ópera é uma arte tradicional e milenar na China, principalmente em Beijing. A maquiagem é propositadamente exagera e as apresentações incluem normalmente canto, dança e acrobacias, além da arte dramática. Mais informações

 

Show musical chinês no pagode do Grande Ganso Selvagem em Xi'an.

 

Muralhas China
Xi'an

 

Historia China

 

 

China

 

Economia China

 

Cultura da China

 

Links - Cultura Chinesa

Chinaculture.org, Min. da Cultura

Cultura, Rádio Internacional

China Culture Information

China Travel Guide, The New York Times

Cultural-China.com

Taoismo na China

Mitos e Lendas Chineses

Chinese Academy of Sciences

População da China

Turismo na China

 

Links - Língua Chinesa

National Virtual Translation Center

Aulas de Chinês online

Mandarim, Curso da língua - SP

Chinese Language Schools in Beijing

ChinaCulture.org - Character

 

Templos China

 

Templo do Ceu

 

 

Cultura Chinesa

 

Tibet
Hong Kong

 

Beijing

 

 

Arte Chinesa
Musica Chinesa

 

Shaolin China

 

 
Opera

 

China

 

 

Copyright © Guia Geográfico China